Os autores deste blogue escrevem de acordo com a antiga ortografia.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Colecções de Cromos....

Quem as não fez?

Está patente na Biblioteca Nacional uma exposição sobre colecções de cromos ("Cadernetas de cromos, 100 anos do cromo colecionável em Portugal"), até 29 de Abril, na qual se pode ver a origem deste tipo de coleccionismo, muitas vezes patrocinado por marcas de caramelos, rebuçados ou chocolates.
Caderneta de Cromos de Estrelas de Cinema da marca de Caramelos Águia
Lá por casa, durante anos, em miúdas, andávamos sempre de volta dos cromos (não da bola que éramos todas raparigas, mas outras bem mais interessantes, na minha opinião). Verdade que depois relegámos as ditas cadernetas a uma gaveta num dos móveis no quintal, na qual eu me perdia às vezes quando tinha de fazer arrumações. Não me lembro de ter conseguido alguma vez completar uma caderneta inteira e ficávamos sempre a olhar de lado caso alguém conseguisse.
Esta é uma das que estava lá pela gaveta e que eu adorava:

Fotos PNL

12 comentários:

  1. Eu adorava estas coleções, tinham sempre algo que nos cativava e fazia querer sempre terminar...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Esta exposição deve ser uma autêntica viagem no tempo...:-)
    Com muitos sorrisos e lembranças...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela visita! É mesmo! O Tintin então deixou-me um sorriso mesmo rasgado!

      Eliminar
  3. Foi com enorme surpresa, mas também com um sorriso rasgado no rosto, que descobri esta bela exposição que inevitavelmente se encontra repleta de memórias da minha infância, mas também de todos aqueles que fizeram as suas colecções de cromos. Por ali descobri entre outras uma da História de Portugal e outra surgida após a estreia do filma "A Conquista do Oeste" e ainda outra da Volta a Portugal em Bicicleta, que foi ganha pelo Américo Silva (se não estou enganado).
    Uma exposição que merece uma visita:)
    Boa Tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela visita! Verdade que sim, sempre em boa companhia ;-)

      Eliminar
  4. Tambem me lembro de colecionar cromos e dos meus filhos colecionarem cromos. Um passatempo interessante para todas as criancas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela visita! Aprendiamos sempre mais qualquer coisa com estas colecções!

      Eliminar
  5. Tenho de ver! deve ser bem gira :-) Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela visita! Vale mesmo a pena Margarida, se bem que não se pode esperar por colecções de cromos muito recentes (será que ainda há?). Aos sábados está aberto todo o dia até às 17h30.

      Eliminar
  6. Paula, isto sim foi serviços público! Tenho de ir ver esta exposição! :)
    Relembrar os bons velhos tempos!
    Muito obrigada pela partilha.
    Haul de Beleza | January Lip Monthly


    Facebook|Ukuhamba|Instagram

    ResponderEliminar